sábado, 29 de janeiro de 2011

Tenho medo de ser ansioso

Pela manhã, entro no meu carro e o computador de bordo me informa que tenho combustível suficiente para ir até o meu local de trabalho. A partir daí, temos 3 cenários diferentes, em que o modo de pensar define comportamentos totalmente distintos:

Cenário 1: Se o computador de bordo diz que consigo ir até o trabalho, para que me preocupar? “Vambora”!
Cenário 2: Espera aí! Mas o computador de bordo não considera a hipótese de eu pegar congestionamento e consumir mais combustível do que o normal. É melhor eu ir até um posto e abastecer.
Cenário 3: Meu Deus! E se esse computador estiver louco? E se tiver acontecido um acidente no caminho, pegar congestionamento e eu ficar sem combustível no meio da estrada poderei ser assaltado, morto e ainda vou perder o dia de trabalho!

O medo é inato e, por incrível que pareça, ele é nosso colega. Ele prepara o nosso corpo para reagir a uma ameaça, fazendo com que fujamos ou lutemos.
Nos cenários 2 e 3, entra algo muito comum que é a ansiedade. Algo que eu vejo acontecendo, sendo um pouco mais forte que o medo. Embora, muitas vezes ela possa ser positiva, fazendo com que eu me previna, há casos em que a ansiedade pode ser irracional e improdutiva, levando a (re)ações ridículas.

Aos poucos, vou aprendendo que posso prevenir e modificar os acontecimentos que estão sob o meu controle (ex.: posso cuidar do que eu como para não engordar; posso manter o meu carro abastecido para não ficar sem combustível; posso levar uma quantidade de dinheiro extra, caso descubra que aquilo vai custar mais caro do que eu imaginava; posso revisar um assunto antes da prova...). Só que não há motivo para me preocupar com aquilo que eu não tenho o mínimo controle ou que seja improvável de acontecer (ex.: E se minha geladeira quebrar, como eu vou continuar controlando minha alimentação? E se terroristas invadirem o prédio onde eu trabalho? E se eu levar um tiro de bala perdida? E se ela for corinthiana e não gostar de são-paulinos?).

Ansiedade é perigosa para mim. NOSSA, e como eu sei! Entender a raiz dela, saber distinguir se é inútil e, principalmente, evitar que ela dispare ações negativas têm tudo a ver com me ajudar a emagrecer e viver melhor.
Respiro fundo, faço o meu melhor e dou tempo ao tempo... eu vou aprender.


2 comentários:

  1. Essa aula na Meta Real foi importantíssima na minha vida. Aprendi a ser indiferente a pessoas e situações nas quais não tenho controle. Escrevi essa frase e sempre que me sinto "louca" ansiosa a repito para não esquecer!

    ResponderExcluir
  2. Lili, que bom!
    A ansiedade deve ser vista com muito cuidado. Ela leva ao estresse, que é fonte de muitas doenças. Falando sobre emagrecer, ela é realmente um obstáculo porque parece que aumenta a necessidade de consumir carboidratos (se alguém souber a razão, por favor, sinta-se à vontade para explicar).
    Eu preciso controlar a minha ansiedade, por vários motivos. :)

    ResponderExcluir