segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Imagine 4 crianças juntas, cada uma com o almoço servido em um prato na sua frente.
  • A primeira criança acabou de comer seu lanchinho.
  • A segunda criança também acabou de comer um lanchinho, mas a sua mãe prometeu que se ela comesse aquele prato de comida, ganharia um presente bem legal.
  • A terceira criança não comeu lanchinho e por isso já apresenta sinal de fome. Para ela, a mãe não disse nada.
  • A quarta criança, porém, além de estar com fome, porque também não comeu lanchinho, recebeu da mãe a promessa de ser presenteada com uma surpresa se comesse o seu prato de comida. 
Fica fácil imaginar que a primeira criança nem deve ter tocado no prato, certo?
Também dá para supor que a segunda e a terceira criança devem ter comido a sua porção, uma porque a fome pedia e a outra porque a vontade de ser recompensado a motivava.
Mas a mais simples dedução está na quarta criança, que deve ter devorado o seu prato, afinal sobrava motivação porque a necessidade (fome) e o reforço (recompensa) eram grandes.

Esse exemplo é uma simplificação de um experimento realizado com camundongos por Edward Tolman, focando aprendizagem. Aqui, 4 grupos distintos de camundongos (2 com fome e 2 alimentados) passavam por um labirinto e, ao completar o caminho, 2 grupos eram recompensados com comida (1 com fome e 1 alimentado) e outros dois grupos (1 com fome e 1 alimentado) não eram recompensados.

Ao observar que o grupo dos camundongos famintos e recompensado era aquele com melhor performance de aprendizado, Clark Hull, um estudioso comportamental, desenvolveu a fórmula:
MOTIVAÇÃO = NECESSIDADE x REFORÇO
O que significa dizer que a motivação é um resultado da ação da necessidade que temos e dos reforços que recebemos.

Para mim, muitas vezes, a necessidade de comer é baixa. Mas acabo enxergando reforços que me incentivam a comer. Por exemplo, ir a um lugar onde todos estão indo (socialização), fazer valer cada centavo pago num almoço (medo de perder dinheiro), querer me recompensar com um chocolate depois de um trabalho forçado (consolação)...
Mas posso inverter isso, fazendo a motivação trabalhar a meu favor... num próximo blog eu explico melhor...

2 comentários:

  1. Everton,
    Parabéns pela coragem de abrir esse assunto em seu blog, eu também emagreci na Meta Real, hoje meu grande desafio é manter meu peso... rsrsr, por isso tenho o prazer de espiar seu blog, um ótimo Ano Novo!
    Eli

    ResponderExcluir
  2. Oi Everton, que bom você ter a coragem de se expor, sabendo que exposição sempre gera cobrança, isso demonstra sua determinação e confiança no método Meta Real, o que valoriza muito nosso trabalho de orientadoras.
    Estou torcendo por você e vou passar sempre para te acompanhar.
    Beijo grande
    Aurora.

    ResponderExcluir