domingo, 23 de janeiro de 2011

Submetas

São Silvestre. A famosa corrida de rua realizada em São Paulo no último dia do ano tem um trajeto desafiador. São 15km de muito esforço.
Quando comecei o projeto 85, faltavam 24kg para o meu objetivo. Ou seja, minha São Silvestre tem 24kg.

Vamos supor que o seu sonho é correr a São Silvestre! Uau! 15km! Então você se inscreve e, no dia 31 de dezembro, lá está você para atingir seu objetivo.
É dada a largada e você começa com passos largos a buscar seu objetivo. Você pensa “preciso correr 15km!”. Ao final da primeira reta, você dobra à direita e começa a descer pela Rua da Consolação. “Nossa! Deve faltar uns 10km!” – Que nada... você não completou sequer 1km.
“O que??? Tudo isso e não foi sequer 1km. Desisto! Jamais vou chegar a 15km!”.

Apesar de eu ter conseguido emagrecer 50kg da outra vez, sei muito bem que se ficar imaginando que nesta volta meu objetivo é de 24kg, também vou desistir.
Assim como na São Silvestre é útil pensar em dividir o percurso e, aos poucos, conquistar cada etapa, imaginei submetas para minha corrida de emagrecer.
Minha primeira submeta é de 10 kg. Até combinei com a Rute que só vou assistir à palestra dela de domingo quando tiver ido 10kg embora! Ou seja, uma submeta e um símbolo para essa conquista.

Algo mais próximo me anima... é algo que não está muito distante e me faz imaginar “se cheguei até aqui, posso ir ainda mais longe”.
Seja emagrecendo, ou correndo a São Silvestre, ou buscando crescer profissionalmente, ou comprar um objeto de desejo, ou atingindo qualquer outro objetivo pessoal, a submeta me ajuda a enxergar a escalada e as pequenas conquistas que me levarão ao objetivo final.

Vou lá correr que faltam 3km para minha submeta. Ops, 3kg!

Nenhum comentário:

Postar um comentário