domingo, 30 de janeiro de 2011

Livros

Hoje fui a uma livraria ver se encontrava um livro sugerido pela minha amiga, nutricionista e fada-madrinha Rute: “Aceitar o que existe”. Não encontrei, mas aproveitando que estava por lá, fui dar uma olhada na sessão de Psicologia e Neurologia.
Encontrei 2 títulos bem interessantes:
- Autoestima, como está a sua?, dos autores Matthew Mckay e Patrick Fanning, publicado pela Editora Vida E Consciência
Pode ser que você encontre este título nas estantes de autoajuda, mas lendo o 1º capítulo, logo percebe que a abordagem da terapia cognitiva comportamental fala mais alto.
Eu particularmente, acho bem interessante lidar com a autoestima, afinal a obesidade influencia muito neste ponto, da mesma forma que pode ser influenciada pela baixa autoestima. A nossa auto-crítica é perigosa e pode sabotar muitas conquistas. E, como acabei de ler, “cada pensamento, por mais doloroso que seja, existe porque é recompensado de alguma maneira”.
Conforme eu for evoluindo, compartilho aqui com vocês.
A imagem da capa é sensacional! Aquela sensação de que a pessoa é sempre menor, diz muito bem sobre a baixa autoestima... 

- Livre de ansiedade, Robert L. Leahy, publicado da Editora Artmed.
Acabei optando pelo outro título, mas preciso comentar este também.
Por coincidência, ontem uma amiga me escreveu “Cuidado com sua ansiedade é perigoso pra vc...”. E é mesmo!
As reações que elas provocam são quase sempre inapropriadas para a situação, causando estresse, assustando as pessoas, levando a atitudes irracionais e fazendo com que eu perca o controle da situação.
Entender como a ansiedade nasce e como controlá-la é muito interessante. Por isso, está na minha lista de desejos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário