terça-feira, 8 de março de 2011

Permissão para sorrir

Paul Ekman é um psicólogo que se destacou ao estudar uma tribo na Papua Nova Guiné que vivia isolada da civilização. Ele descobriu que a felicidade demonstrada na face de um indivíduo daquela tribo era a mesma demonstrada por um habitante de Nova Iorque, de Pequim, de Roma, de São Paulo... o mesmo valia para a tristeza, a raiva, o medo, o espanto e o asco... enfim, ele descobriu que a fisiologia que acompanha uma emoção é universal!
A partir daí, em um novo estudo, Ekman passou a traçar as características na face que indicavam cada uma das emoções que a pessoa estava sentindo. Ao mapear os músculos na face que estavam envolvidos em uma determinada emoção, Ekman passou a repetir as feições em frente ao espelho.

Para sua surpresa, após umas sessões fazendo caretas de tristeza, ele se sentia invadido por um pesar sem motivo aparente. Da mesma forma, após as sessões simulando alegria, a felicidade tomava conta dele.
O que dá para entender disso tudo é a possibilidade de mudar estados de humor mudando sua fisiologia.
Cabeça erguida, postura ereta, sorrisos sustentados mesmo sem haver uma razão... Fiz isso e é incrível! Passei a me sentir bem!
Se a ansiedade e a tristeza fazem parte dos gatilhos que disparam a fome por chocolates, pizzas, salgados, doces ou algo que não está de acordo com a fome física, alguns sorrisos podem ajudar.
E ajudou mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário