quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ditadura arroz com feijão

Faça um esforço e relembre aquelas aulas de História do Brasil, da Républica Velha e, mais especificamente, da “política café com leite”.
Caso sua memória fique devendo nesta matéria, a “política café com leite” trata do período no qual os cafeicultores paulistas e grandes fazendeiros mineiros controlavam as eleições, revezando os mandatos entre representantes dos dois Estados. Assim, começava a trajetória republicana e democrática deste País...
Puxei esse assunto porque não é raro ouvir de alguém frases como “comida para mim é arroz e feijão com mais alguma mistura*”.
Os mais ufanistas dizem que o brasileiro é o povo que melhor se alimenta porque arroz com feijão é completo.
Ainda tem os “iludidos” que acham que é super saudável aquela comida exposta por horas à saliva e às mãos de centenas de pessoas nos restaurantes self service.
O meu expertise não me permite falar da qualidade nutritiva do arroz com feijão. Mas ao meu ver, é difícil acreditar que mantendo o mesmo cardápio em todas as refeições seja possível suprir todas as necessidades de nutrientes para o organismo.
Se pudesse ser feita uma versão brasileira do documentário Super Size Me – sendo  que desta vez, ao invés de 30 dias comendo Big Mac, o ator comesse arroz e feijão – talvez os resultados como ganho de peso e problemas com nutrientes também fossem ruins.
Eu digo não à ditadura do arroz com feijão! Experimento novas composições, novos menus, novos alimentos... a fuga da rotina, além de fazer bem para o organismo, ajuda a distrair o cérebo.

*mistura é uma forma em São Paulo de chamar o complemento do arroz e feijão. Geralmente trata-se de alguma proteína como bife, frango, ovo, lingüiça, salsicha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário