quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cardápio básico

Para aqueles que andaram perguntando o que eu como quando estou fazendo reeducação alimentar (não é regime!), vai aqui um esboço. Não tem segredo, complicações nem proibições!
A base, aprendi na Meta Real, sempre equilibrando e balanceando carboidratos, proteínas, fibras (entram aqui frutas e hortaliças) e gorduras. A razão é simples: abrir mão de um desses grupos significa privar o corpo de algo que ele precisa. Mesmo a gordura, que eu pensava que só servia para lambuzar as mãos e entupir artérias, se faz necessária.
Com isso em mente, monto cada refeição assim:
- Carboidratos – pão, arroz, batata, purê  ou até mesmo uma pasta (um ou outro, não todos!). Aqui cabem aqueles itens que a gente acha que nunca pode: pizza, chocolate, sorvete, cerveja, vinho... Num outro post falarei mais sobre essas substituições e como eu entendo a importância do carboidrato.
- Proteínas – carnes (bife, frango ou peixe), queijo, iogurte, ovo.  Também é um deles... dependendo do carboidrato que melhor combina.
- Fibras – o popular “mato” tem folhas (alface, couve, agrião...) e/ou legumes (brócolis, cenoura, beterraba, vagem, quiabo...). Nesse grupo também entram as frutas, ficando mais fácil escolher porque a variedade é imensa.
- Gorduras – azeite, maionese ou manteiga são os mais óbvios. Mas às vezes fujo do comum e vou de azeitona, amendoim, nozes...

Viu? Não é complicado.
Amanhã eu tento falar sobre as minhas quantidades.

Foto meramente ilustrativa, não reflete a realidade do autor deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário