terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dois mentirosos

Desde que comecei a estudar linguagem não-verbal – aquelas mensagens que você transmite sem dizer nenhuma palavra – passei a ficar mais atento às mentiras. O tom de voz que fica mais enfático, os gestos que ficam mais rígidos ou assimétricos, a respiração que passa a ser mais toráxica, o sistema parassimpático em ação... enfim, indícios de dissimulação.
Mas conheço dois mentirosos que não expressam qualquer uma dessas reações. Mentirosos que podem enganar facilmente se eu estiver desavisado: o cérebro e a balança

O CÉREBRO tem, como uma das suas funções, garantir a sobrevivência do corpo que o carrega. Por isso, eu o vejo como um mentiroso bem intencionado.
Baseado em algumas informações, ele precisa tomar decisões muito rápidas! Ao invés de pecar pela omissão, ele opta por dar uma resposta, mesmo que não seja a perfeita. Com isso, ele pode interpretar assuntos emocionais como um alerta físico, no meu caso, a fome!
Dizer que a ansiedade me dá fome é fácil. Dizer que a culpa é da minha cabeça, é mais fácil ainda... mas a alienação é tão feia quanto a mentira. Já que eu sei de alguns desequilíbrios, por que não buscar viver melhor?

A BALANÇA é daquele tipo de mentiroso que mente pelo bem e pelo mal. Mas o mais curioso é que, por pior que seja, é com quem podemos contar.
Por experiência própria, percebi que a pesagem apresenta algumas variações que muitas vezes não tem a ver com emagrecer ou ganhar peso. Uma simples ida ao banheiro ou um copo de água influenciam para menos ou para mais na pesagem.
Um alimento leve em peso, mas altamente calórico (por exemplo, bacon), não será percebido imediatamente na balança. Na contra mão, um copo de água (um verdadeiro “caloria zero”) acrescentará em torno de 250g ao peso imediatamente, mas sem prejudicar a longo prazo.
A balança pode enganar muitos por algum tempo, mas não pode enganar a todos por todo o tempo... cedo ou tarde, a verdade aparece!

2 comentários:

  1. Pois é, e por falar em pesar hoje foi minha primeira pesagem e me decepcionei, eliminei 3,5 kgs. Acho que fiz tudo certinho, mas sei lá, vai entender, né?
    Vamos ver próxima semana ...
    boa sorte ai !

    ResponderExcluir
  2. Davi, você está parecendo eu! 3,5kg é muito bom!!! Além disso, a gente fica tão preocupado com os resultados na balança que pode deixar passar outras vitórias...
    Força aí, meu amigo! Estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir