domingo, 23 de janeiro de 2011

Fútil mas útil

Não é raro ouvir criticas por querer emagrecer. Um narcisismo desmedido, um problema com a auto-estima ou uma futilidade que não se justifica?
Antes de ser apedrejado, gostaria de relatar mais uma das minhas experiências.

Quando fui à Meta Real, em novembro de 2008, era alguém que tinha aceitado minha condição de obeso. Não era feliz com minha situação, mas tinha vergonha de falar sobre ela e não imaginava ser possível reverter aquele quadro.
O processo vivido naqueles meses mudou muitas crenças. (1) É possível sim reverter muitas situações. (2) Eu tenho uma força de vontade e uma determinação que não podem ser desprezadas. (3) Sair da zona de conforto é trabalhoso, mas é muito mais recompensador.
Os benefícios com a estética foram muitos. Os benefícios para saúde são maiores ainda. Mas, não teria espaço neste blog para dizer como a minha cabeça mudou para melhor.
Reflexos da disciplina e da confiança começaram a se fazer presentes em vários campos da minha vida.
Quer um exemplo? No trabalho, descobri que os quase 9 anos que permanecia na mesma empresa haviam me ensinado muito e que eu possuía mordomias difíceis de encontrar em outro lugar, mas que agora eu precisava buscar novos desafios e crescer. (Prometo discursar mais sobre isso em um outro post)
Sei que todo o aprendizado adquirido não está solidificado. Ainda leva um tempo para que ele faça parte e seja operante na minha personalidade. Mas mesmo assim, foi por conta dessa futilidade que entendi como o foco é determinante na conquista dos objetivos. Entendi como a emoção pode resultar numa ação que busca um objetivo momentâneo, abrindo mão de um ganho maior a longo prazo.
Emagrecer por emagrecer é fútil, posso concordar. Emagrecer por conseqüência de um auto-conhecimento e comportamento mais determinado, isso é útil, posso comprovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário