domingo, 30 de janeiro de 2011

Superinteressante

A edição de fevereiro da Revista Superinteressante está nas bancas e, sendo bem óbvio, está interessante mesmo.
Neste post vou tratar só da matéria de capa, mas em outros, citarei umas notas e informações que li e gostei.
A edição traz na capa a matéria “Amizade – por que é impossível ser feliz sozinho”. Vou pinçar 2 pontos que eu considero legais para o emagrecimento.

1) O hormônio ocitocina
Atuando na reprodução – não só no sexo, mas também na preservação da espécie – a ocitocina (ou oxitocina) se faz presente não só na relação mãe-filho. Por questões da evolução genética, a ocitocina também regula a necessidade por formar alianças, condicionando-nos a fazer amigos. O grande barato é que os receptores deste hormônio estão localizados no córtex pré-frontal do cérebro, a mesma região que regula o controle emocional e, sob a ação da dopamina, regula as recompensas naturais, como o alimento.
Pergunta: será que a amizade, ou a sensação de ser aceito, pode influenciar na necessidade de comer e vice-versa?

2) Neurônios-espelho
Sabe quando uma pessoa boceja e, como mágica, você sente a mesma vontade? Esses são os neurônios-espelho em ação “imitando” alguém (na verdade, esses neurônios ativam regiões específicas do cérebro, simplesmente por observar, o que dá a impressão de copiar). A Super mostra uma pesquisa que diz “quando uma pessoa se torna obesa, seus amigos têm 45% mais risco de engordar” por culpa desses neurônios que tendem a simular uma situação na cabeça quando a vemos em ação. Louco, né? Mas se isso serve para engordar, também deve servir para emagrecer. Mais uma razão para se participar de grupos em que as pessoas estão emagrecendo, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário