domingo, 23 de janeiro de 2011

Mirando no alvo

“Querer algo e não ter uma meta, é como estar num quarto escuro, com um arco e flecha na mão, buscando acertar um alvo que não se sabe onde está.”

Esta frase do meu amigo Fernando Oliveira, ator, palestrante motivacional e autor do livro “Atitude de Vencedor”, faz todo sentido para mim, da mesma forma que me assusta.
Sim, eu fico assombrado com a idéia de quantos sonhos e desejos que tenho, mas que não passam disso. Apenas uma vontade, sem estrutura, sem plano de ação nem uma tentativa de imaginar como driblar os obstáculos que vão surgir no caminho.
Quero emagrecer porque acredito que a obesidade me traz dezenas de problemas, mas o que eu faço para isso? Determinei novos comportamentos para chegar ao meu objetivo? Pensei em formas de avaliar meu andamento? Consultei especialistas ou me informei sobre formas e técnicas? E os empecilhos que vão surgir, há um plano para remediar ou eles só me fazem imaginar “isso não é pra mim”?
Se meu sonho não tiver tudo isso, ele é só uma confusão. É o futuro do pretérito (eu deveria, eu faria, eu seria, eu poderia etc.), quando o certo seria sonhar no futuro do presente (eu deverei, eu farei, eu serei, eu poderei etc.) e conjugar o presente para obter resultados mais efetivos.
Voltando ao exemplo do arco e flecha, imagino que fica muito mais fácil acertar o alvo com a luz acesa e enxergando tudo. Pode ser que eu não acerte de primeira. Mas com o tempo, treino e persistência o sucesso vem.

Para quem quiser conhecer o Fernando Oliveira, o seu livro e o seu trabalho de palestrante e mestre de cerimônias, acesse: www.fernandooliveira.com.br/. Aproveite para ver dicas sobre motivação que ele apresenta lá.

2 comentários:

  1. Seus posts são excelentes! Você escreve muito bem, e nos deixa cheios de motivação! Parabéns!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    É muito gratificante saber que o blog tem sido útil para você!

    ResponderExcluir