quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Superexposição

Escrever um blog é difícil? Eu considero que não. Independentemente de ser redator (se bem que me considero muito mais estrategista e “marketeiro” que “homem das palavras), a maior dificuldade que eu tive – e ainda tenho – é me expor.
Uma coisa é escrever sobre produtos e marcas. Outra é falar de mim! Só de pensar que alguns parentes, amigos e conhecidos vão ler, conhecer e julgar o que eu penso e sinto, dá uma insegurança enorme.
Para mim, e também para a psicologia, está bem claro que se trata de uma distorção cognitiva. Ou seja, é uma forma irreal de encarar pessoas e situações.
No meu caso, isso funciona muitas vezes decorrente de uma defesa da autoestima, fazendo com que eu suponha saber o que as outras estão pensando.
Quer exemplos?
“Tal pessoal vai achar que eu sou fraco por ter que procurar ajuda para emagrecer?”
“Aquele cara vai pensar que eu sou gay se falar que tenho medo disto e daquilo.”
“Ela vai me ver como um fracassado se souber que eu tenho tal problema.”
Melhor parar porque eu posso começar a me sentir mal... Mas, enfim, a dificuldade em me expor esconde uma preocupação excessiva em não ser visto como “inferior”. Em achar que estão sempre me julgando de forma crítica.
Eu prefiro acreditar que hoje em dia, essa crença vem mudando. Não totalmente, mas já consigo enxergar alguns detalhes de outra forma.
Passado mais de um mês, e mais de 50 posts falando sobre meus receios e minhas vontades, tenho que reconhecer que evoluí. Se eu consigo falar sobre mim tão abertamente, fica mais fácil lidar com os meus desafios.
Ainda não é o ideal, mas eu chego lá!

Valeu Senna!
Valeu Tiago!
Valeu... putz, não posso falar o seu nome, né? Mesmo assim, valeu!
Conversar com vocês me deu confiança.

Um comentário:

  1. Oieee... tenho acompanhado seu blog ha alguns dias (em silencio é claro rsrsrsr), mas hoje senti vontade de me "declarar". Meu nome é Giulliana, tenho 32 anos (Fortaleza/CE) e estou fazendo a dieta dos pontos desde 03/01/2011. Ja consegui eliminar 17kg e com certeza você é minha maior inspiração. Obrigada por fazer de seu blog minha biblia do emagrecimento. Beijocas... giullianakarinne@hotmail.com

    ResponderExcluir