quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ajuda profissional

Amigo é amigo. Ouvir um desabafo, dar conselhos e até estar ao seu lado são exercícios rotineiros de quem se diz amigo.
Porém, tem vezes que o desabafo tem que vir acompanhado de uma análise mais profunda sobre a situação. Que um conselho tem que ser mais efetivo do que simplesmente ouvir duas ou três frases motivacionais. E momentos em que um puxão de orelha faz voltar os olhos para a realidade.
Nessas horas, acho válido recorrer a uma pessoa: o psicólogo!
Não uso o blog para dar conselhos, mas vou abrir uma exceção: eu faço terapia e recomendo!
Durante um tempo achei que não devia falar sobre isso por considerar que as pessoas não iam entender. Até comentei isso no post “Superexposição”. Por sorte, vejo que não é bem assim. As pessoas estão com a cabeça mais aberta.
Além do que, aqueles que continuam achando que psicólogo é pra fracos, que só serve para tirar dinheiro, que psicólogo não resolve nem os próprios problemas, e outras babaquices dessas... esses nem me incomodam.
A terapia é, ao meu ver, uma forma de entender melhor certos comportamentos que temos, de conhecer melhor quem somos e de evoluir.
Minha tia/madrinha/quase 2ª mãe é psicóloga. Minha prima mais próxima é psicóloga. Uma menina que eu saí durante um tempo é psicóloga. Sempre estive próximo de psicólogos. A diferença agora é que eu tenho hora marcada!

Eu optei pela terapia cognitivo-comportamental, uma linha que, grosso modo, mostra que a forma de interpretar a si mesmo e aos acontecimentos determina as emoções e, consequentemente, os comportamentos.
Não busquei a terapia por causa da obesidade. Mas sim, para entender e modificar as crenças que me levaram à obesidade, à baixa autoestima, à ansiedade... e vice-versa.
Sempre que tiver um assunto relevante, dividirei aqui no blog.

Recomendo o blog da minha psicóloga, Dra. Patricia de Carla Silva: http://consultorio-psicologia-abc.blogspot.com/. Além de ajudar a conhecer um pouco sobre a terapia cognitivo-comportamental, fica aqui a dica para o caso de você decidir buscar ajuda profissional.

E também tem um blog bem bacana que eu achei na internet - http://olharbeheca.blogspot.com/ - em que o autor traz para o cotidiano o olhar da terapia comportamental.

Se você quiser saber mais sobre as linhas, eu sugiro o livro “Psicologia para Leigos”, da editora Alta Books. Ali você pode conhecer a visão e os métodos de cada linha para ajudar na sua escolha.

2 comentários:

  1. Olá Everton, parabens pelo blog, vc escreve muito bem...
    Obrigada pela indicação do meu blog e por defender os psicólogos, precisamos mesmo de pessoas que nos ajudem a desmitstificar essa ideia de que psico é só pra conversar e isso pode-se fazer com o melhor amigo, nosso trabalho vai muito além disso... Valeu...
    Sucesso neste projeto... estamos juntos... bjaum

    ResponderExcluir
  2. Dra., a intenção não era defender os psicólogos. Era mostrar para as pessoas que muitas questões podem ser resolvidas com a ajuda de vocês. Tinha que falar sobre você pq tem feito muito bem para mim e, aliada à minha votade e determinação de evoluir, sua colaboração tem sido um grande esclarecedor e um excelente guia nesses primeiros passos.
    Além do mais, que psicóloga acompanha o blog do paciente fora do consultório e da esse apoio tão diferenciado? :)
    Obrigado por me acompanhar tão de perto!
    beijos

    ResponderExcluir