segunda-feira, 20 de junho de 2011

Doce tentação

Um delicioso pedaço de bolo de cenoura com uma provocante cobertura de chocolate delicadamente desenhada com enfeites que tornam os olhos famintos. Acompanhando esta tentação doce, duas bolas de sorvete de creme se enamoram com uma calda de chocolate perfeitamente acomodada sobre a delícia gelada. O contraste bianconero se faz completo de forma tricolor por uma framboesa, que se afunda na calda como uma jóia exibida àqueles que amam harmonia e beleza. A vista ainda paquera toda esta pintura renascentista, quando conseguimos perceber um pequeno suspiro erguendo mais um pouco de calda de chocolate para trazer um equilíbrio vitruviano a uma tela branca de porcelana. Para assinar o quadro, mais calda de chocolate nos cantos do prato desenham delicados rococós.

O nome da Obra? Não sei como a artista vai chamá-lo. Talvez Dolce Tentazione, Pane e Gelato, Regalina... ou um outro nome em italiano para estar em acordo com La Foresta, o charmoso café no Centro Comercial de Alphaville.
Carinhosamente preparado pela proprietária, Suzy, este playground de sabores só não é mais delicioso que a simpatia do atendimento. Além das duas filhas – mais bonitas que qualquer prato que a Suzy possa preparar – o time de atendentes me trata como um amigo de longa data, respeitando a privacidade e exibindo sorrisos sinceros.
Perfeitamente encaixado, cada detalhe tem sua razão de ser não fosse uma observação: o que este post faz aqui? Por que a foto de um bolo com sorvete aparece neste blog? Como isso pode ajudar alguém que quer emagrecer?
Em primeiro lugar, vamos lembrar que cafés, docerias, restaurantes, supermercados, festas e inúmeras outras formas de tentação continuarão existindo. A menos que sejamos trancados em uma cela com barras de aço, vamos continuar convivendo com esses “templos profanos” para quem busca emagrecer. A questão é que somos nós que decidimos cair ou não no canto da sereia. Eu frequento o La Foresta e, tirando este prato, consigo manter o meu foco: a Suzy, mimando este cliente de forma exagerada, prepara uma fruta especialmente para acompanhar minhas refeições tornando-as equilibradas e balanceadas.
Alguns desses lugares são excelentes locais para bater papo, ler um livro, marcar encontros ou, simplesmente, dar uma pausa na agitação do dia. Se vamos optar por um pão de forma com salmão, cream cheese e rúcula (outra especialidade da Suzy) ou ficar devorando várias frituras, cabe ao nosso livre arbítrio.
Também, devemos ter em mente que sorvete, bolo, churrasco, pão, pizza, chocolate, cerveja... enfim, aquelas delícias chamadas de heresias pelos regimes populares, são alimentos sim! Se forem consumidos, devem ser feitos de forma controlada, dando preferência a itens mais saudáveis. Ali mesmo, no La Foresta, há uma taça que serviria muito bem para um suntuoso sundae, mas que deu lugar a uma salada de alface, rúcula, cenoura e beterraba decorada com carambola e algumas frutas secas.
É claro que este meu almoço foi um exagero, mas aos poucos, mesmo que de forma tardia, vou aprendendo a conviver pacificamente com essas tentações. Algumas ainda são difíceis de impedir o exagero, mas também é uma questão de tempo até entender como isso pode ser melhor administrado sem trazer prejuízos à minha saúde.

Para quem tiver a oportunidade de passar por Alphaville, fica a dica:
La Foresta Cafeteria
Calçada das Rosas, 20
No Centro Comercial de Alphaville
Seja para um Espresso, um brigadeiro de colher ou um lombinho assado com batatas gratinadas, o charme e a simpatia da Suzy valem a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário