terça-feira, 5 de abril de 2011

Sonhos

A nossa cultura sempre valorizou pessoas trabalhadoras e condenou o ócio e a preguiça. Por consequência, dormir é associado à vagabundagem e à vadiagem. Respeito é para ser exclusivo àqueles que dormem pouco e trabalham de madrugada.
O sonho está intimamente ligado ao ato de dormir. Ou seja, para sonhar é preciso dormir.
Mas para que serve o sonho?
A mesma cultura que considera que sofrimento e dignidade caminham juntas, diz que sonhos são alertas e previsões proféticas. Não vou entrar em discussões de credo aqui, mas prefiro pensar em algo mais concreto, se é que dá para ser concreto falando em sonhos...
O sono envolve 4 estágios que se diferenciam pelas ondas cerebrais. No 4º estágio, em que o cérebro está em atividade delta (emitindo uma freqüência na faixa de 3,5Hz), ocorrem interrupções de atividade teta (frequência que chega até 7Hz) num fenômeno conhecido por sono REM – não é a banda, mas sim a sigla em inglês para Movimento Rápido do Olho.
Para entender o que é isso, dá para imaginar o cérebro como um armário com uma gaveta destinada às suas roupas e outra gaveta destinada a roupas que você ainda não sabe se vai ficar com elas.
O sonho, nada mais é do que a passagem das roupas que você não sabia se ia ficar com elas (memórias de curto prazo, como uma conta que você está calculando, um problema que você está resolvendo, um trabalho que você está fazendo, um livro que você está lendo) para a gaveta das roupas do dia a dia (memórias de longo prazo, como saber tabuada, andar de bicicleta ou qualquer outro hábito ou aprendizado).
Abrir mão de boas horas de sono é privar-se da capacidade de transformar em aprendizado uma experiência ou uma vivência. Sonhar realmente faz bem.

Eu sei... tudo isso dito por alguém que não vem dormindo mais do que 5 horas por dia. Eu sei... preciso mudar isso também.

Mais algumas dicas para aqueles que gostam de falar que dormir é frescura: fraqueza; diminuição do tônus muscular; irritabilidade; envelhecimento precoce; desatenção; perda da memória; redução na capacidade de raciocinar, planejar, criar e executar; comprometimento do sistema imunológico e grande possibilidade de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, gastro-intestinais e OBESIDADE!
E aí!? Continua achando bonito ser workaholic?

Nenhum comentário:

Postar um comentário