terça-feira, 5 de abril de 2011

Carona nas oportunidades

Já ouviu falar que o chineses têm a mesma palavra para se referir à crise quanto para a oportunidade?
Minha crise começou quando recebi uma carta do serviço de trânsito municipal comunicando que, depois de tomar algumas multas, eu havia perdido a permissão para dirigir.
No momento o que mais preocupava era como eu ia conseguir trabalhar? O trajeto São Bernardo – Alphaville não é simples. E para complicar mais ainda, na minha área existe uma regra (que eu considero ridícula) que diz “não temos hora para entrar e, menos ainda, para sair”.
Transporte público? Carona? Ônibus fretado? Mas como se eu nunca sei que hora vou sair? Poderia pedir férias e ficar em casa até conseguir retomar minha carteira de habilitação... o que eu faço?
Se tem algo que o emagrecimento me ensinou foi que ficar sofrendo sem tomar uma atitude é algo totalmente inútil. Vivi anos e anos com problemas porque estava acima do peso mas não fazia nada a respeito. Com isso, o problema só foi aumentando de tamanho literalmente.
Então vamos lá! Nada de ficar com dó de mim mesmo. Entreguei a carta de habilitação e encarei o desafio. Após tentar algumas alternativas, organizei o que considerava o mais adequado para o momento.
- Acordava às 5h.
- Pegava um ônibus às 5h40.
- Chegava à estação de metrô às 6h.
- De metrô, seguia até uma outra estação onde pegava um ônibus executivo às 6h30.
- Chegava ao escritório em Alphaville às 7h30.
- Quando chega às 20h, pegava um ônibus que iniciava o caminho inverso, chegando em casa por volta das 22h30.
- Banho, jantar e um tempinho resolvendo algumas questões pessoais... por volta da meia-noite estava na cama pronto para dormir menos de 5 horas por noite.
Por favor, não me inveje...

Na semana passada, recuperei a permissão para dirigir. Mas quer saber? Vou continuar seguindo esta programação: acordo às 5h e, vindo de carro, chego ao escritório às 6h30!
Masoquismo? Não... é que descobri aí uma oportunidade.
Chegar cedo à agência parece ser mais produtivo porque o silêncio facilita o meu trabalho. Consigo chegar aqui, ler, estudar, trabalhar e até postar no blog! Reduzo o trânsito pela manhã e crio uma disciplina de me estabelecer um horário para entrar e sair, o que era impossível com a crença de que em agência de propaganda é bonito trabalhar até de madrugada...

Há umas semanas, me escreveram dizendo que as coisas acontecem por uma razão. Que pode ser que as coisas não sejam do jeito que queríamos, mas que aquilo sempre vem para o nosso melhor.
Não acredito nisso! Mas acredito que se soubermos lutar e buscar nossos objetivos, vamos enxergar novas oportunidades ao invés de nos rendermos às crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário